jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Proposta visa a facilitar a realização de audiências públicas

    O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio George Cruz da Nóbrega apresentou proposta de resolução que visa a desburocratizar as exigências formais para realização de audiências públicas e estimular a utilização deste instrumento de diálogo com a sociedade, para aproximar o MP dos cidadãos cujos direitos tem por dever proteger. A apresentação foi feita nesta terça-feira, 13 de dezembro, durante a 24ª Sessão Ordinária de 2016.

    Se aprovada, a proposta vai alterar a Resolução CNMP nº 82, de 29 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre as audiências públicas no âmbito do Ministério Público da União e dos Estados.

    Fábio George, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), disse que, ao final da Ação Nacional pela Valorização da Atuação Extrajudicial e pelo Incentivo à Autocomposição, em dezembro de 2015, chegou-se à conclusão de que é preciso repensar o perfil de atuação funcional que tem sido estimulado no Ministério Público (demandista, burocrático, quantitativo, centrado na atuação judicial não seletiva etc.). “Mostrando-se urgente a necessidade de o MP se pautar por uma atuação mais proativa, efetiva, preventiva e resolutiva”, disse o conselheiro.

    “Neste contexto, dentre os instrumentos de atuação ministerial que precisam ser revistos para que o Ministério Público consiga exercer, efetivamente, seu papel de transformador social, destaca-se a audiência pública”, falou Fábio George.

    A proposta será analisada por um conselheiro que será designado relator. Ele terá o prazo regimental de 30 dias para o recebimento de emendas.

    Assessoria de Comunicação Social
    Conselho Nacional do Ministério Público
    Fone: (61) 3315-9424
    jornalismo@cnmp.mp.br
    Twitter: cnmp_oficial
    Facebook: cnmpoficial




    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)