Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP lança relatório com dados sobre o sistema prisional brasileiro

    As cadeias públicas brasileiras tinham, em 2015, 70% por cento de presos a mais que a capacidade de lotação. Apesar de possuírem oitenta mil vagas, elas comportavam, ano passado, pouco mais de 136 mil pessoas. O dado faz parte da publicação A visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional Brasileiro, que será lançada nesta terça-feira, 13 de dezembro, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

    O relatório é resultado de inspeções carcerárias regulares realizadas por membros do Ministério Público, em 2014 e 2015. Em sua segunda edição, a obra tem como objetivo chamar a atenção das instituições brasileiras para a realidade do sistema prisional do País, além de atender ao dever de conferir transparência às informações. A compilação foi realizada pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP/CNMP), presidida pelo conselheiro Antônio Duarte.

    A publicação mostra também a precária situação da assistência material nas unidades do sistema prisional brasileiro. Em 2015, de 1438 estabelecimentos, apenas 490 tinham camas para todos os presos. O documento traz números, como esse, que detalham a infraestrutura existente nas instituições. Entre os dados estão, por exemplo, a quantidade de colchões, roupas de cama e toalhas de banho disponíveis.

    O relatório traz também dados sobre perfil e integridade física dos presos, assistência à saúde, medidas de segurança, visitas, assistência jurídica, entre outros. Além dos números nacionais, as informações aparecem divididas pelas cinco regiões do País.

    A publicação será disponibilizada no portal do Conselho em formato digital e contará com 1.000 exemplares impressos.

    Assessoria de Comunicação Social
    Conselho Nacional do Ministério Público
    Fone: (61) 3315-9424
    jornalismo@cnmp.mp.br
    Twitter: cnmp_oficial
    Facebook: cnmpoficial




    • Publicações2231
    • Seguidores57
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-lanca-relatorio-com-dados-sobre-o-sistema-prisional-brasileiro/414115240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)