Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP promove debate sobre defesa do Estado laico

    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio de suas comissões de Defesa dos Direitos Fundamentais e de Planejamento Estratégico, iniciou, nesta quinta-feira, 18 de setembro, o Encontro Nacional: Em Defesa do Estado Laico. O evento tem o objetivo de promover a atuação proativa, preventiva, efetiva e resolutiva do Ministério Público brasileiro na defesa da laicidade.

    Durante a solenidade de abertura, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, conselheiro Jarbas Soares, destacou que “defender o Estado laico é defender a efetivação dos direitos fundamentais”.

    De acordo com o conselheiro, na expectativa de contribuir para o aperfeiçoamento do Ministério Público brasileiro na defesa do Estado laico, a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, por meio da atuação do seu grupo de combate à violência doméstica, já disponibilizou curso de ensino a distância sobre o assunto, disponível no YouTube, cujo os vídeos alcançaram mais de duas mil visualizações.

    Jarbas Soares destacou, ainda, que a campanha “Respeite a Diversidade e Levante a Bandeira da Igualdade”, que divulgou conteúdos sobre os direitos da população LGBT nas redes sociais, alcançou mais de 70 mil pessoas.

    Ao final de sua apresentação, o conselheiro comunicou o lançamento da publicação “MP em defesa do Estado laico”. Segundo ele, a publicação reúne, em seus dois volumes, artigos científicos sobre a defesa do Estado laico e a respectiva atuação do MP, bem como disponibiliza uma compilação de peças e decisões judiciais paradigmáticas sobre o tema, oferecendo assim, subsídios importantes para o incremento da atuação do MP direcionada à garantia da laicidade estatal.

    A publicação, com versão impressa e eletrônica em dois volumes, foi produzida pelo grupo de trabalho de combate à violência doméstica e defesa dos direitos sexuais e reprodutivos da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP.

    Na oportunidade, representando o presidente da Comissão de Planejamento Estrégico (CPE), Cláudio Portela, o conselheiro Alexandre Saliba salientou que a promoção e o debate de ideias sobre o tema “é a principal função dos órgãos de controle externo, dos conselhos, tanto do Ministério Público quanto da Magistratura”.

    “A laicidade no regime democrático no nosso país é de extrema importância, tendo em vista os acontecimentos no Oriente Médio, em nome da religião”, salientou o conselheiro.

    Em sua apresentação, o procurador da República Jefferson Aparcido Dias destacou a importância de fazer parte “dessa nova história do CNMP que, sem abrir mão da sua função de fazer o controle externo do Ministério Público, passou, também, a recomendar boas iniciativas, atuando como porto seguro para dar base teórica e orientações”.

    Para a diretora de programas da Sectrearia de Políticas para Comunidades Tradicionais da Igualdade Racial, Luana Lazzeri Arantes, “vivemos numa democracia ainda muito jovem e para ter uma concentração dessa democracia, nós precisamos efetivar a laicidade do Estado. Nós, da SEPIR, achamos absolutamente importante que o MP esteja pensando essas estratégias para garantir a laicidade do Estado”.

    Confira a programação.


    Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais

    • Publicações2231
    • Seguidores57
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-promove-debate-sobre-defesa-do-estado-laico/140238122

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)