Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada proposta que determina a identificação nominal da remuneração nos MPs

    Por maioria, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério (CNMP) decidiu, na última segunda-feira, 15 de setembro, durante a 18ª Sessão Ordinária, que as unidades do Ministério Público da União e dos Estados devem identificar, de forma individualizada e nominal, a remuneração recebida por seus membros e servidores. A proposta foi apresentada pelo então conselheiro Mario Bonsaglia, em 2013. O relator é o conselheiro Leonardo Farias (foto).

    Com a aprovação da proposta, a redação do inciso VII do artigo 7º da Resolução CNMP nº 89/2012, que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no MP da União e dos Estados, passou a exigir a identificação nominal de todos os recebedores de remuneração e proventos, incluindo-se as indenizações e outros valores pagos a qualquer título, bem como os descontos legais.

    O relator do feito, conselheiro Leonardo Farias destacou que o acréscimo do adjetivo “nominal” à citada resolução “satisfaz o dever de publicidade e transparência exigido pela Constituição Federal e está em consonância com precedentes do Supremo Tribunal Federal”. De acordo com o conselheiro, o STF entendeu que a divulgação da remuneração bruta, dos cargos e das funções constitui informação de interesse coletivo ou geral.

    Nos debates ocorridos durante a votação, foi destacado que, não obstante a inexistência dessa regra até então, a maioria das unidades do Ministério Público já vem fazendo a divulgação nominal e individualizada das remunerações e proventos de seus membros e servidores. Mesmo nas unidades que optaram pela divulgação apenas das matrículas dos recebedores, já era possível identificar os respectivos beneficiários.

    Todavia, com a alteração, a divulgação da remuneração com a identificação nominal dos recebedores passa a ser uma regra, facilitando ainda mais o acesso à informação por parte de qualquer interessado, de forma a reforçar a transparência no âmbito do Ministério Público.

    • Publicações2231
    • Seguidores57
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-proposta-que-determina-a-identificacao-nominal-da-remuneracao-nos-mps/140380467

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)